[Resenha de livro] Castro Alves – Espumas Flutuantes

20170128_034521

“Meu coração desmaia pensativo,

Cismando em tua rosa predileta.

Sou teu pálido amante vaporoso,

Sou teu Romeu… teu lânguido poeta!…

Sonho-te às vezes virgem…seminua…

Roubo-te um casto beijo à luz da lua…

– E tu és Julieta…”

– Primeiramente, quem é Castro Alves?

Um poeta baiano, que nasceu em 14 de março de 1847, e viveu apenas até 6 de julho de 1871.

Seu pai era culto, a mãe chamava-se Clélia Brasília, e seus irmãos também poetavam.

Nasceu no sertão baiano, da Bahia, seguiu para Pernambuco, a fim de candidatar-se ao curso na Faculdade do Recife.

Na época Castro fez-se príncipe da juventude, uma espécie de general de dezoito anos. Como se apaixonou pela atriz Eugênia, os seus versos também foram atraídos pelo teatro.

Depois, terminou o curso de direito em São Paulo, e veio em companhia de Eugênia Câmara.

O nome de Castro acabou na fachada da Academia de Direito da Piratininga, ao lado dos nomes de Fagundes Varela e Álvares de Azevedo.

Dizem que morreu de tuberculose aos 24 anos.

 

Minha opinião sobre o livro:

    Achei a leitura bem difícil e cansativa, por se tratar de uma linguagem muito antiga. Tem muita palavra que parece até que está errado pra nós hoje, mas antigamente se escrevia daquele jeito mesmo. Vou citar algumas delas: inda = ainda, fronte = frente, minh’alma = minha alma, coa = com a, enfim muitas outras palavras que no decorrer da leitura você vai vendo como era diferente a escrita naquela época.

Esse livro não é uma história de começo, meio e fim. É um livro com poesias, nenhuma poesia liga uma na outra, são ao todo 54 poesias.

Não sei se eu comecei pelo livro errado a ler Castro Alves, mas não achei tudo isso não, e olha que eu gosto de poesia, mas não me agradou.

Quero ler algum outro dele pra ver se eu mudo minha opinião, mas por enquanto é essa.

 

Deixe um comentário

